segunda-feira, 26 de outubro de 2009

O QUE A UNIVERSIDADE NÃO ENSINA E O MERCADO DE TRABALHO EXIGE

Por Alice Désirée

Hoje tivemos a palestra da professora Thais Vieira de Lima, coordenadora acadêmica do curso de Comunicação Social do campus Tijuca, falando sobre o tema "O que a Universidade Não Ensina e o Mercado de Trabalho Exige". Neste primeiro dia da 7ª Semana de Comunicação, Thais abordou 16 tópicos importantes para a formação de um profissional.

A idéia da palestra surgiu da sugestão da aluna Layla Botelho (6º período de jornalismo), que leu o livro homônimo da consultora empresarial Leila Navarro. O livro fala da importância de certas habilidades e atributos para o sucesso profissional. Habilidades adquiridas tanto no ensino formal quanto resultantes de experiências pessoais.
O tom da palestra foi mais motivacional, e a coordenadora/palestrante focou a importância de ter um propósito, um objetivo claro e de ser apaixonado pela profissão. Pontos como autoconhecimento, resiliência, respeito à diversidade, assertividade, proatividade, educação financeira também foram abordados. Além da disposição pessoal para o aperfeiçoamento.

Informal e interativa, a palestra contou com a participação ativa dos alunos (foto acima do aluno Roque Marques - 2º período) e professores (fotos abaixo do prof. Marcos Antônio Azevedo, blusa azul) em vários momentos. "Participar de debates, palestras, expor suas opiniões, discutir é fundamental para você exercitar sua capacidade de reflexão e até mesmo formar sua identidade profissional", completou Thais.

Como conclusão ficou a mensagem de que no mercado de trabalho é preciso dar o melhor de si para evoluir como um profissional diferenciado e crescer com a empresa.


Veja abaixo um dos vídeos apresentados na palestra:



AINDA MAIS:
Por Luanna Gonçalves
Houve também a exibição de um vídeo produzido pela própria palestrante, onde alunos, professores, funcionários e até mesmo o Diretor da UCAM Tijuca expressavam suas opiniões sobre o que as pessoas devem ter, mas que não é ensinado nas universidades, como profissionalismo, postura, linguajar etc.

Em sua apresentação, Thais Lima apontou as habilidades e atributos necessários para a obtenção de sucesso no mundo do trabalho. Foram 16 pontos abordados, sendo os de maior importância e destaque: autoconhecimento, propósito, adaptabilidade, criatividade, aprendizado contínuo e boa comunicação.

Essa palestra abriu com chave de ouro uma semana que promete se tornar mais interessante a cada dia. Não deixem de conferir os horários e comparecer a todas elas!

6 comentários:

  1. Olá, pessoal!

    Achei o conteúdo excelente.
    A abordagem foi ampla, ajudando a abrir os olhos da galera em relação ao famigerado Mercado de Trabalho e também às coisas em geral.
    Como eu expressei, lá, é importante buscarmos por nós mesmos os nossos talentos e procurar conhecer coisas que, à primeira vista, "não nos dizem respeito" e que estão aí, à nossa disposição.

    Parabéns, Thais!
    Parabéns, UCAM!

    Abração,
    Ronaldo Mendonça.

    ResponderExcluir
  2. Valeu, Ronaldo. Obrigada pela força. Beijos e te espero amanhã para mais um dia da nossa Semana. Thais

    ResponderExcluir
  3. muito legal o fato de encorajar os alunos a falarem de experiências aparentemente simples como a do Roque, aluno do 3º período de Comunicação.

    Um Abraço a Todos.

    ResponderExcluir
  4. Infelizmente nao pude estar de corpo presente, mas adorei o vídeo super bem humorado com a mensagem sobre a importância de mantermos sempre cheio o "balão" sem deixar que os "de fora" consigam desmotivar-nos e enfraquecer-nos.
    Lembrei-me de um ensinamento hindu milenar: o importante é nao nos apegarmos aos frutos da ação, mas agirmos no mundo conforme nosso "dharma" (nossa lei interior).
    Desse modo o "balão" só vai crescer!

    ResponderExcluir
  5. Legal para o pessoal que está entrando no mercado de trabalho agora saber que não é só o conteúdo didático que importa, que a postura pessoal também têm grande valor.

    ResponderExcluir
  6. Queridos, muito obrigada pela força e simpatia de vocês. Da próxima vez prometo ser mais breve. Beijo em todos

    ResponderExcluir